quinta-feira, 31 de maio de 2012

Instruções da nave pai




Dizem que crianças são seres inofensivos. Bem, eu não diria o mesmo, porque há um ano atrás, mesmo antes mesmo de ver o seu rosto, você já tinha me deixado em pânico. (Pânico... aquilo que você sente quando acorda de madrugada e solta aquele grito de terror quando eu, e não a sua mãe, entra no quarto.)

Voltando... Há um ano atrás eu estava quase em pânico porque era o dia que você resolveu sair de dentro da sua mãe e movimentar um pouco as coisas por aqui. Você foi um carinha meio demorado, porque esperou mais ou menos 18 horas pra nascer desde o início dos primeiros sinais da sua vontade de vir aqui fora ver como eram as coisas. (Coisas... tudo aquilo que tem pendurado no seu berço e espalhado pelo chão da sala). Naquele dia, pensava muito como elas, as coisas, iriam ser depois que você saísse dali de dentro da nave mãe. Não tinha a mínima idéia de como tudo seria a partir dali, só sabia que ia ter um bebê (esse é você), depois de muito tempo e que não lembrava mais de como fazer para cuidar de um, apesar de ter gente afirmando que era igual andar de bicicleta. (Bicicleta... Um veículo que você tem que pedalar para que ele saia do lugar. Inicialmente é inofensivo quando tem rodinhas laterais para equilibrar, mas vai ter um momento que você vai decidir tirá-las; e aí o chão pode chegar bem perto).

Quando foi bem no fim da noite, você veio com tudo. Berrando alto e mobilizando a atenção de todo o prédio onde a gente mora. Pensando bem, acho que sua mãe chamou mais atenção que você. Mas isso depois você pergunta pra ela. Depois daquelas 18 horas, como um coelhinho que sai da cartola do mágico, pluft, você tava ali todo sujo e pronto pra dizer como tudo ia funcionar daqui pra frente. Nasceu e foi mamar (o que pode explicar a sua vontade de roubar tudo que a gente tenta colocar na boca), e depois foi tomar um banho quentinho de balde. Não Luca, ninguém achou que você era uma roupinha suja, mas disseram que era mais legal te dar banho no balde, e pela sua carinha, acho que até curtiu. Ficou lá tranquilão na água morninha enquanto eu te segurava e pensava se não dava pra dar uma esfregadinha pra te deixar mais limpo. Mas fui bravo e não esfreguei. (Papai sempre quer lavar as coisas e tem agonia de se sujar).

A partir daquele dia, parece que o tempo voou. Você mamou loucamente, aprendeu a ficar de bruços, a sentar, ficou em pé, nasceu dente e saiu andando. Mas como assim tão rápido? Eu tenho sérios problemas de lembrar das coisas, não pode ser tão rápido assim que não vou conseguir fixar tudo. Mas pra isso tem as fotos e as filmadoras. E dessas duas coisas eu entendo um pouco e não vou deixar nada passar em branco pra que depois a gente possa sentar com sua mãe, com a sua irmã, com a sua vó e com todo mundo e rever sua pequena historinha.

Nesse exato momento você está na escola brincando e aprendendo a fazer alguma baguncinha nova (sim, você já estuda desde os 8 meses. Não reclama não que sua irmã foi com 5). Achamos que era o melhor pra você porque a gente não curte muito a idéia de uma pessoa desconhecida ficar cuidando de você sozinha dentro de casa e ouvindo algum tipo de música que não seja o bom e velho Rock n' Roll. (ROCK N' ROLL... a única coisa imutável na vida. Nada pode abalar a nossa relação com ele. Uma vez dentro do sangue não sai nunca mais. Vão tentar te enganar falando que algumas bandas tocam isso, mas não acredite, por exemplo que Guns n' Roses toca rock de verdade. E você já bate cabeça e dá uns gritinhos, além de ser apaixonado pela guitarra).

E por falar em escola, no dia em que vamos fazer uma farrinha lá em casa pra você poder brincar com bolas, dançar e pular a sua irmã fará a prova do vestibular antes de encontrar com a gente. Vestibular é difícil de explicar e acho que ele não existirá mais quando você tiver na idade dela. Mas basicamente é quando você escolhe a sua profissão. Confesso que acho muito cedo pra definir o que você vai fazer pelo resto da vida, mas enfim. Isso é um papo pra depois. Agora temos é que torcer pra ela passar no vestibular e ficar feliz com a escolha dela. Voltando à farrinha, você não vai ter uma super festa de 1 ano, porque eu e sua mãe achamos que você não vai curtir toda aquela gente e toda a movimentação estressante de uma festa. (Festa... um lugar onde um bando de gente se junta pra tentar falar mais alto que a música e conversar todos ao mesmo tempo, em função de um motivo comum, como um aniversário). Na verdade, eu também não vou gostar porque sou meio bicho do mato. Então, vamos fazer uma mini festa só para encher balão dentro do apartamento mesmo e depois vamos visitar as pessoas pra você levar um presentinho pra cada um, porque é claro que tá todo mundo morrendo de te apertar, mas como nossa casa é pequena, não cabe todos então primeiro a gente faz a farrinha com a mamãe e o papai e depois vamos pra rua, ok?

Hoje você já é um menino que sabe o que quer e principalmente o que não quer. Adora comer tudo e andar pra lá e prá cá. Ainda caindo muito de bunda, claro, mas gosta. E nesse um ano, posso dizer que me apaixonei loucamente por você, assim como pela sua irmã. E também como ela, provavelmente serei apaixonado por você assim a vida toda. Depois desse primeiro ano com você por perto, só espero ter cada vez mais tempo pra estar junto de vocês três para curtir tudo o que podemos fazer juntos. E pode ter certeza que vou fazer de tudo, para uma simples coisa acontecer.... que todos sejam felizes para sempre!

Um beijo e uma lambida (sim, eu te lambo frequentemente) diretamente da nave Pai.





2 comentários:

  1. Mais que declaração mais linda! Simplesmente amei!
    Tenho um filho de dois anos e o meu maridon não fala muito comigo dos sentimentos dele para com nosso filho Cadu. Ele só não fala, mas demonstra que é uma beleza :) A prova disso são as inúmeras brincadeiras que eles fazem um com o outro e passam horas assim (é muito divertido ver os dois brincando).
    Sem esquecer das visitas as lojas de brinquedos. Lá parece que os dois tem a mesma idade (2 anos).
    Bom! Parabéns para seu lindo filho :)
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAA cu, que lindo, meus olhos enxeram de lágrimas! O BoLuca é a coisa mais linda do mundo. E vcs dois são os pais babões que eu já vi! Tudo de bom, e que venham mais 30 anos de felicidades para vocês. Bjos!

    ResponderExcluir