segunda-feira, 2 de junho de 2014

#Luca3anos

Tentando retomar as atividades nesse blog empoeirado e esquecido, nada mais oportuno que falar sobre as comemorações dos 3 anos do guri. Desde que ele nasceu, eu sempre tive pra mim que 3 anos seria a idade ideal para efetivamente fazer uma festa de aniversário de verdade. Com 1 ano a celebração é muito mais para a mãe/pai do que para a criança, no melhor estilo "eu sobrevivi". Com 2, já começa uma curtição, o bebê é engraçadinho e participa de algumas coisas, mas ainda não se dá conta do que é aniversário - pelo menos foi o que aconteceu por aqui.

Mas eu tive certeza que Luca iria curtir o aniversário dele quando, um dia, ao voltarmos da creche, ele me perguntou se era meu aniversário - não era - mas ele quis cantar "parabéns pra mamãe" mesmo assim. Depois, quando o mês de maio começou, ele ficou dias e dias perguntando se já era o aniversário dele. Mas o sinal definitivo foi quando ele aprendeu quantos anos iria fazer, e ficava dobrando os dedinhos até acertar. Não tive dúvidas que ele curtiria uma festa. E lá fui eu me aventurar a organizar tudo, com pouco tempo e dinheiro, e no estilo do guri. Isso significava nada de festa temática - porque ele não tem um personagem preferido, não se liga nessas coisas - e muito menos festa em buffet, que isso não faz nosso estilo meeeesmo.

Guri convida para a festa no lugar
que ele mais curte: a cozinha
O processo todo durou cerca de um mês, entre escolha de cardápio, elaboração de um convite, lista de convidados e mentalização do que seria a decoração. Aos poucos, as coisas foram tomando forma, e isso incluiu uma repaginada na casa, para celebrar os novos tempos. Na semana do aniversário do Luca, ele estava animadíssimo, e eu já estava correndo contra o tempo, pois trabalhando o dia todo e cuidando dele praticamente a semana toda, tempo é algo escasso na minha vida. O aniversário caiu num sábado, dia do nascimento dele mesmo, e na quinta lá fui eu na loja de festas escolher alguns itens para a decoração.

O local me agrada pela variedade e preços acessíveis, mas eu quase enlouqueci com tanta informação. Quando eu me preparava para sair de lá com pratos do Pocoyo e bandejas de joaninha, achei que era a hora de pensar um pouco mais sobre qual cara eu queria dar para a festa dele. Pois, como o Luca não tem um personagem preferido, e não me demanda essas coisas (ainda bem!), teria eu que intuir o que mais o agradaria, e fui fazendo isso a partir da observação memso. O personagem Pocoyo sempre foi favorito, então ele prevaleceu sobre a joaninha. Balões coloridos, prato para colocar o bolo, cestinha para pipoca e voilá!, não faltava mais nada.

Bolo Boluca, assim batizado
O bolo eu decidi fazer, pelas doces lembranças que tenho dos aniversários, com minha mãe fazendo bolo pra mim (e eu raspando a panela - coisa que o Luca não curte). Fiz um bolo integral de banana, invenção minha, e que ele ama. Eu venho aperfeiçoando a receita há alguns meses, e ele já demonstrou a preferência dele em relação ao preparo. Já na quinta feira Luca estava me perguntando se iríamos fazer o bolo - ele costuma ser meu ajudante na cozinha - e, quando mostrei pra ele o prato onde ficaria o dito (um desses de plástico acrílico, transparente), ele logo se apressou em pegar, e colocar dentro do forno desligado, dizendo: "mamãe, to fazendo o bolo!". Algum tempo depois, quando ele já estava dormindo, entrei na cozinha para começar a fazer uma parte dos salgados, com uma receita de chips de batata doce que eu também vinha testando há algumas semanas. Liguei o forno enquanto preparava as ditas na assadeira. Não preciso dizer o que aconteceu com o prato, né, que está ate  hoje derretido em uma das grelhas do forno... Fuém, fuém, fuém...

As comemorações na creche começaram na véspera
Como o aniversário dele caiu num sábado, o parabéns na creche aconteceu na sexta. A creche onde ele está não permite festas  dentro do estabelecimento, por causa dos excessos de pais e mães em relação à comida, sempre pesando no lado junk. Eles são realmente bem rigorosos quanto a isso, inclusive toda a alimentação é produzida lá e isso é motivo de muita satisfação para mim. Então, se por um lado, nossos filhos fazem aniversários apenas uma vez por ano, é preciso multiplicar isso por 20 crianças para entender que a preocupação com o projeto nutricional da instituição é real nesses casos... Então eles só cantam mesmo um parabéns, colocam uma placa na porta, acendem uma velinha e deu. Quem gosta de pompa são os adultos, deveríamos aprender mais com as crianças sobre o prazer das coisas simples. Ele ficou animadíssimo, e já foi esquentando o clima para o dia seguinte.

Na sexta de noite fizemos o bolo e aí decidi fazer uma cobertura que nunca tinha feito, dica da Marina, que é super mestre cuca. A receita é à base de mel, cacau e azeite. Na hora que ficou pronta eu detestei o sabor, lamentei pelo vacilo da minha amiga tão boa com as panelas e imaginei que criança nenhuma iria gostar daquilo, além do que iria arruinar meu bolo, esse sim delicioso -  modéstia à parte... Resolvi ir dormir, pois era muito tarde, e achava que uma noite de sono me faria encontrar uma solução para aquilo. Sábado bem cedo levantei e pensei que adicionar mel na cobertura já pronta, dando o ponto com água, iria resolver. E assim foi, o resultado final foi delicioso, e a cobertura está brilhando no bolo até agora, o que foi o mais legal! Para decorar, aproveitei a fixação recente do mininu com a letra L e fiz o desenho com M&M de chocolate, a única coisa junk da minha nobre iguaria, feita inclusive com bananas colhidas do meu quintal. Ele comeu um monte deles enquanto eu decorava, e eu só avisando que ia dar dor de barriga, que ele não estava acostumado. Ele, por óbvio, não me ouviu (quem é capaz de ouvir com um saco de M&M na sua frente?), e eu deixei rolar. A conta veio no dia seguinte, em forma de fraldas sujas...
Quem resiste ao M&M?

Capítulo à parte foram os balões, que eu nunca gostei muito de encher, mas festa sem balão não é festa. Não essas superproduções de coroa de balões (é assim que chama?), desenhos elaborados ou congêneres. Mas simplesmente balões pendurados na parede dizendo que aquela casa está em festa. Resolvida a questão de quem iria encher, restou a parte de amarrar e pendurar. A amiga Dulce foi com a Nina, filha de 4 anos, lá em casa, e nem preciso dizer que foi mais bagunçado que qualquer outra coisa, ela e o Luca ficaram aceleradíssimos com tudo aqui. Mas no final fomos capazes de organizar tudo, e depois que ela foi embora eu pendurei uma parte dentro de casa e deixei a da parte externa para a manhã seguinte. Ela ainda achou que atrapalhou mais do que ajudou, mas se ela não tivesse ido, a coisa certamente teria sido beeem mais complexa. E o fato dela ter ido ainda com sua outra bebezinha, de somente 3 meses, só me fez ser ainda mais grata a ela!

Selfie de aniversário!
Sábado de manhã eu estava uma pilha de ansiedade, e depois de ter afofado muito o guri pelos 3 anos recém completados, eu já comecei a me perceber irritada com qualquer coisinha, o que é esperado quando se está organizando um evento, mas peraí, não era qualquer evento, era o aniversário do meu guri, o dia que me tornei mãe, um dia para nunca esquecer na vida. Respirei muito e muitas vezes bem fundo, para lembrar que o objetivo principal era me divertir, o Luca se divertir, e a gente celebrar esses 3 anos de muita parceria, iniciados numa dança há dois às 5h da manhã do 31 de maio de 2011 e que só terminou às 23h10 do mesmo dia, quando ele saiu para esse mundo para mudar tudo dentro de mim. Como já escrevi antes, ele chegou para abalar minhas certezas sobre o mundo, sobre as relações, sobre o amor. Ele chegou para me convidar a descobrir as coisas que existem ao nosso redor pela segunda vez, desde uma cor até o aroma de uma flor, o que é de longe a experiência sensitiva mais fantástica da maternidade. Ele me ensina todos os dias a ter paciência e a construir pedra depois de pedra um caminho contínuo para realizar nossa relação, nossa convivência, nosso amor. Sou muito grata por ter sido instada a ser mãe de um menino tão calmo, tão simples, tão esperto e tão lindo como ele é. Que venham os próximos aniversários, que nós adoramos uma festa!

2 comentários:

  1. Parabéns Helô, para vc e o Luca, nessa maravilhosa jornada que é a maternidade, esse doutorado em desenvolvimento humano!!!! Bjs! Saudades!!! Flávia Mundim

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeeeeeeee parabéns parabéns.... hoje é o seu dia, que dia mais feliz..... musiquinhas anos 80/90 a parte... parabéns mamãe, irmã, e filha.... e sobrinho... claaaaaaroooo, Parabéns Luca, apesar de pouco nos vermos, a tia maluca ama vc... e quer mais mtos anos de vida para vc... parabéns para a mamãe que faz bolo integral.... o god... me passa a receita... hauhauhau bjos amo vcs.....

    ResponderExcluir